"UNIVERSIDADE: POLÍTICAS, AVALIAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"

       

         Esta coletânea dá continuidade a outras cinco já publicadas, por meios impresso e eletrônico, em decorrência de estudos e pesquisas de membros do Grupo de Trabalho Política da Educação Superior da ANPEd, reunidos em torno do Projeto Integrado Universitas: A produção científica sobre educação superior no Brasil (1968 - 2000). Como um dos resultados desse esforço coletivo de investigação foi construído o Banco de Dados Universitas/Br, que conta com mais de seis mil resumos de documentos - artigos, depoimentos, editoriais, notícias, resenhas, dispositivos legais/atos normativos etc - publicados em periódicos nacionais sobre educação superior, classificados por categorias e subcategorias. Tomando esse banco como base empírica para a análise crítica, os autores procuram analisar temas e questões atuais e de relevância para a educação superior no país, como: a reforma neoliberal do Estado brasileiro e seu impacto nas políticas para a educação superior; ciência e tecnologia e produção do conhecimento na universidade; a heteronomia da universidade e a mercantilização do conhecimento; a avaliação e o financiamento da educação superior; a formação e o trabalho docente. Preocupação que perpassa os trabalhos é a tentativa de oferecer visão mais abrangente do conhecimento sobre a educação superior no Brasil, razão pela qual os diversos autores buscam conciliar o rigor conceitual e metodológico à análise histórica e política da educação superior.        

                  

 

SUMÁRIO

 

PARTE I - EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFORMA DO ESTADO E POLÍTICAS PARA O SETOR

A universidade neoprofissional, heterônoma e competitiva
Valdemar Sguissardi

NUPES e as bases teóricas das novas faces da educação superior no Brasil: uma hipótese?
João dos Reis Silva Jr

PARTE II - POLÍTICAS CIENTÍFICAS E PRÁTICAS DE PESQUISA

Universidade, ciência e tecnologia (1985 - 2000): algumas questões
Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero
Stella Cecília Duarte Segenreich

Novos olhares sobre a produção científica em educação superior: contribuições do multiculturalismo
Ana Canen

Infocapes: a pós-graduação como eixo de análise
Maria das Graças Martins da Silva
Mariluce Bittar
Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso

PARTE III - AVALIAÇÃO, GESTÃO E FINANCIAMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISES E PERSPECTIVAS

Educação superior e transnacionalização: avaliação/qualidade/acreditação
Marília Costa Morosini

O debate sobre avaliação da educação superior: regulação ou democratização?
Maria do Carmo de Lacerda Peixoto

Revista Avaliação: pólo de resistência da avaliação institucional autônoma e democrática
Francisco de Assis Palharini

A política de financiamento da educação superior: o debate atual no periódico Universidade e Sociedade
Vera Lúcia Jacob Chaves
Luciene das Graças Miranda Medeiros
Helena Corrêa de Vasconcelos

IV - FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE

Uma análise da produção escrita sobre o trabalho docente em tempos de globalização
Deise Mancebo

As políticas de gestão e de avaliação acadêmica no contexto da reforma da educação superior
Afrânio Mendes Catani
João Ferreira de Oliveira
Luiz Fernandes Dourado

A política de formação de professores e a reforma da educação superior
Arlete Maria Monte de Camargo
Salomão Mufarrej Hage

O papel social da universidade na formação do educador
Maria das Graças Medeiros Tavares
Patty Emanoela Alves Gonçalves de Sena