"UNIVERSIDADE: POLÍTICAS, AVALIAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
Esta coletânea dá continuidade a outras cinco já publicadas, por meios impresso e eletrônico, em decorrência de estudos e pesquisas de membros do Grupo de Trabalho Política da Educação Superior da ANPEd, reunidos em torno do Projeto Integrado Universitas: A produção científica sobre educação superior no Brasil (1968 - 2000). Como um dos resultados desse esforço coletivo de investigação foi construído o Banco de Dados Universitas/Br, que conta com mais de seis mil resumos de documentos - artigos, depoimentos, editoriais, notícias, resenhas, dispositivos legais/atos normativos etc - publicados em periódicos nacionais sobre educação superior, classificados por categorias e subcategorias. Tomando esse banco como base empírica para a análise crítica, os autores procuram analisar temas e questões atuais e de relevância para a educação superior no país, como: a reforma neoliberal do Estado brasileiro e seu impacto nas políticas para a educação superior; ciência e tecnologia e produção do conhecimento na universidade; a heteronomia da universidade e a mercantilização do conhecimento; a avaliação e o financiamento da educação superior; a formação e o trabalho docente. Preocupação que perpassa os trabalhos é a tentativa de oferecer visão mais abrangente do conhecimento sobre a educação superior no Brasil, razão pela qual os diversos autores buscam conciliar o rigor conceitual e metodológico à análise histórica e política da educação superior.
SUMÁRIO
PARTE I - EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFORMA DO ESTADO E POLÍTICAS PARA O SETOR
A universidade neoprofissional, heterônoma e competitiva
Valdemar Sguissardi
NUPES e as bases teóricas das novas faces da educação
superior no Brasil: uma hipótese?
João dos Reis Silva Jr
PARTE II - POLÍTICAS CIENTÍFICAS E PRÁTICAS DE PESQUISA
Universidade, ciência e tecnologia (1985 - 2000): algumas questões
Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero
Stella Cecília Duarte Segenreich
Novos olhares sobre a produção científica em educação
superior: contribuições do multiculturalismo
Ana Canen
Infocapes: a pós-graduação como eixo de análise
Maria das Graças Martins da Silva
Mariluce Bittar
Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso
PARTE III - AVALIAÇÃO, GESTÃO E FINANCIAMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISES E PERSPECTIVAS
Educação superior e transnacionalização: avaliação/qualidade/acreditação
Marília Costa Morosini
O debate sobre avaliação da educação superior:
regulação ou democratização?
Maria do Carmo de Lacerda Peixoto
Revista Avaliação: pólo de resistência da avaliação
institucional autônoma e democrática
Francisco de Assis Palharini
A política de financiamento da educação superior: o debate
atual no periódico Universidade e Sociedade
Vera Lúcia Jacob Chaves
Luciene das Graças Miranda Medeiros
Helena Corrêa de Vasconcelos
IV - FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
Uma análise da produção escrita sobre o trabalho docente
em tempos de globalização
Deise Mancebo
As políticas de gestão e de avaliação acadêmica
no contexto da reforma da educação superior
Afrânio Mendes Catani
João Ferreira de Oliveira
Luiz Fernandes Dourado
A política de formação de professores e a reforma da educação
superior
Arlete Maria Monte de Camargo
Salomão Mufarrej Hage
O papel social da universidade na formação do educador
Maria das Graças Medeiros Tavares
Patty Emanoela Alves Gonçalves de Sena